LEBON RÉGIS: CÂMERAS DE SEGURANÇA FLAGRAM METEORITO CRUZANDO O CÉU DO MUNICÍPIO E, POSTERIORMENTE, EXPLODINDO.
VEJA O VÍDEO: POR CERCA DE DEZ SEGUNDOS O METEORITO FICOU VISIVEL ANTES DE EXPLODIR
As câmeras de segurança de Lebon Régis flagraram, no início da noite de ontem, 23/04, às 19 horas e 1 minuto, o momento em que um meteoro cruzou o céu do município, ficando visível por cerca de 10 segundos até explodir no ar. Populares que presenciaram o fato relataram ter visto o objeto de cor esverdeada, riscando o céu. "Parecia um fogo de artifício, porém em uma luminosidade bem maior. Quem viu, pode observar o quanto foi bonito", diz uma mulher.
Meteoros são pedaços de rocha ou metal que entram na atmosfera da Terra em alta velocidade. Quando esses corpos celestes atravessam o céu, eles aquecem devido ao atrito com o ar, criando uma luz brilhante que chamamos de meteoro ou estrela cadente. A cor que vemos depende da composição do meteoro e das reações químicas que acontecem na atmosfera. Por exemplo, a coloração esverdeada observada neste caso é causada pela presença de oxigênio atômico, que em altitudes superiores a 70 quilômetros, em contato com o meteoro, emite luz na faixa do verde e azul. À medida que o meteoro penetra em camadas mais densas da atmosfera, a temperatura aumenta e diferentes moléculas se excitam, resultando em tonalidades alaranjadas a avermelhadas.
O astrônomo amador Jocimar Justino, de Monte Castelo-SC, explicou ao site G1 que a interação entre o material meteórico e os gases atmosféricos é responsável pelas cores observadas. Em julho do ano passado, as mesmas câmeras de segurança do município flagraram outro meteoro cruzando os céus de Lebon Régis, uma cena bonita para quem conseguiu ver.
Imagens cedidas pela Defesa Civil de lebon Régis