DIAS 02 E 03 DE AGOSTO A POLICIA MILITAR EFETUOU FISCALIZAÇÃO EM VEÍCULOS DE APLICATIVOS E ENCONTROU VÁRIAS IRREGULARIDADES

DIAS 02 E 03 DE AGOSTO A POLICIA MILITAR EFETUOU FISCALIZAÇÃO EM VEÍCULOS DE APLICATIVOS E ENCONTROU VÁRIAS IRREGULARIDADES

Dia 02 por volta das 15:00h a Policia Militar efetuou abordagem veicular em automóveis que fazem serviços de aplicativos, sendo abordado Ford Fiesta, ao ser abordado constatou-se que o condutor não possui habilitação para dirigir veiculo, que efetuava transporte remunerado de pessoas sem ligar o aplicativo e que o aplicativo estava em nome de sua esposa. Diante dos fatos foi lavrado um Termo Circunstanciado em desfavor do motorista pelo crime de Exercício ilegal de profissão ou atividade, ficando esse com data agendada para compareceu ao Fórum da Comarca.

No mesmo dia por volta das 20:30h novamente o mesmo veículo foi flagrado na Rua Artur Barth, com o mesmo motorista sem habilitação, sendo abordado e autuado por Dirigir sem Habilitação e por Permitir a direção de veículo a pessoa não habilitada.

 No mesmo dia 02/08/2024 foi abordado o veículo FORD/KA GL, que faz serviço de aplicativo, o condutor dirigia sem portar a habilitação, nesse caso é obrigatório o porte da habilitação por motivo que ele deve provar que na observação é obrigado conter a inscrição “EAR” em primeiro momento o veículo foi autuado por não portar a habilitação, descontente com a fiscalização esse chamou um condutor habilitado e disse pra essa pessoa retirar o veiculo do local da abordagem e que novamente tomaria a posse do veículo na presença da Policia Militar, sendo que procedeu dessa forma, diante do desrespeito e desobediência a guarnição acompanhou o veículo que empreendeu fuga, foi abordado novamente e dessa vez autuado por; Não portar habilitação, por desobedecer a ordens emanadas pelo agente de trânsito e por dirigir em alta velocidade em vias de movimentação de pessoas e veículos.

Diante desse fato foi lavrado um Termo Circunstanciado em desfavor do condutor pelos crimes de Desobediência, transitar em velocidade incompatível com a segurança, gerando perigo de dado, desacato, ficando esse com data agendada para compareceu ao Fórum da Comarca.

No mesmo dia agora por volta das 21:00h o mesmo veiculo foi abordado na Rua Artur Barth, com o mesmo motorista, sem portar a habilitação e efetuando transporte remunerado de pessoas, sendo autuado pela terceira vez no mesmo dia; por dirigir sem portar habilitação, sendo ainda lavrado o segundo Termo Circunstanciado dessa vez por; Exercício Ilegal da profissão ou atividade.

 

No dia 02 ainda durante as abordagens a Policia Militar flagrou um condutor de uma motocicleta, também motorista de veículo de aplicativo, que diante das abordagens dos companheiros, passou a circular com a motocicleta e avisar as pessoas que a policia estava fazendo blitz (fato que configura crime) o mesmo fazia manobras brusca se aceleração no intuído de provação, sendo esse atuado também por manobras perigosas.

 

No dia 03 por volta das 20:00 a Policia Militar abordou o veiculo de aplicativo FIAT/PALIO FIRE, trafegando rapidamente na rua Santo Antônio.

O veículo era conduzido por um homem, na busca veicular, próximo ao câmbio do carro, dentro de uma sacola branca havia duas carteiras de cigarros, duas buchas de cocaína e uma pedra grande de crack. Além disso, na carteira de bolso encontrada a quantia de R$ 628,00 em cédulas. O condutor transportava as drogas para servir usuários no centro da cidade, esse foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia em Caçador.

A Policia Militar salienta que continuará com a fiscalização de veículos de aplicativos que transitam de forma irregular, são aplicativos em nome de terceiros, veículos em mau estado de conservação, veículos efetuando transporte de passageiros sem ligar o aplicativo e até veículos de aplicativos estacionados aguardando demanda de passageiros, informa ainda que esse tipo de transporte deva ser chamado por aplicativo e não por postos de estacionamento com é o caso dos taxis.

Trata-se de Trafegar em velocidade incompatível com a segurança em locais com grande movimentação de pessoas, gerando perigo de dano, Desacato e Desobediência.

 

A guarnição da Polícia Militar  efetuando abordagens veiculares fez a abordagem do veículo FORD/KA  que era conduzido por um senhor esse não apresentou a Habilitação para dirigir veículo automotor,  passou a dizer pro policial que abordou (Sgt Jair) que olhasse no sistema da Auto Escola que está pronta, ao ser informado que deveria apresentar a habilitação, esse passou a dizer que "iria no fórum denunciar o policial que ia mostrar quem está certo, que pagava o salário dos policiais, que não prendem bandidos"

Com isso chegou para retirar o veículo um moutro senhor, ao ser liberado o abordado disse" só era para Josemar só sair com o carro e ali no ponto de táxi, dirigia  de novo", fato que fez embarcou no veículo e saiu novamente dirigindo.

A guarnição seguiu atrás tentando abordar novamente o condutor, que empreendeu fuga, dirigindo em alta velocidade, pela avenida central, local de grande movimentação de pessoas, gerando perigo de dano, desobedeceu ordens de parada, inclusive com uso de sinal sonoro e luzes, somente  parou em frente à sua residência há uns 500 metros do local.

 Na residência subiu até o segundo pavimento e passou a desacatar a guarnição,  dizendo "que não prestavam pra prender bandidos, que só perseguem quem trabalha, que paga o salário, que é final de ano e vocês precisam de dinheiro"

Ao ser retirado o veículo para ser apreendido, esse embarcou junto e passou a filmar e ponderar sobre  a ocorrência.

 O veículo foi autuado por Dirigir sem portar habilitação, por deixar de reduzir a velocidade em local de movimentação de pedestres, passageiros sem cinto de segurança e desobedeceu ordem emanada pelo Agente da Autoridade de Trânsito.