BONITO GESTO DOS VEREADORES DE CAÇADOR, VIVENCIANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

BONITO GESTO DOS VEREADORES DE CAÇADOR, VIVENCIANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Vivenciar na prática as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no dia a dia, a começar por um simples café da manhã, foi um dos intuitos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caçador (APAE) ao realizar o café da prevenção para lideranças e representantes de entidades locais. Durante o encontro realizado, na sexta-feira (8), os presentes precisaram se alimentar simulando algum tipo de deficiência, sentido na pele os desafios impostos para quem possuem limitações.

PLAY VIDEO

Advertisement: 0:29

Segundo a Diretora Pedagógica e Coordenadora do Programa de Saúde e Prevenção da Apae de Caçador, Silmara Moraes, a iniciativa tem como objetivo mostrar as dificuldades das pessoas com deficiência, possibilitando aos convidados, mesmo que de forma rápida, vivenciar as suas dificuldades. “Além disso, o intuito é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção, uma vez que 70% das deficiências, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), são possíveis de serem prevenidas com condutas simples e conscientes que podem ser adotadas no cotidiano, principalmente durante a gravidez”, explica, destacando que as deficiências simuladas foram a visual, a de baixa visão, a deficiência física, com mobilidade reduzida, auditiva e múltipla.

Os Vereadores de Caçador, Clayton Zanella, Leandro Sawchuk e Moacir D’Agostini vivenciaram a experiência, experimentando por instantes como é viver com deficiência visual, de cadeira de rodas e mobilidade reduzida, bem como deficiência física.  “É um experimento que nos faz refletir e valorizar ainda mais a nossa vida. É também a oportunidade mobilizar a sociedade para as causas que envolvem as pessoas com deficiência, apoiando políticas públicas e trabalhando em prol do fortalecimento de ações auxiliem estas pessoas”, destaca Leandro.

Para Moacir, além do apoio às pessoas com deficiência, a experiência também evidencia a importância do trabalho da APAE para a sociedade. “Temos que valorizar cada vez mais o trabalho desses profissionais, que com dedicação e amor fazem a diferença na vida destas pessoas. Louvável este momento para que todos os presentes tenham a experiência de se colocar no lugar do outro, saber dos desafios que enfrentam no dia a dia e apoiá-los”, destaca.

A inciativa da APAE, segundo o vereador Clayton, desenvolve nas pessoas a empatia, que é se colocar no lugar do próximo e perceber o que está vivendo e sentindo, bem como a compaixão, que se refere à ação que se faz em prol dessas pessoas. “Por isso, a compaixão deve estar junto com a empatia, pois a partir disso poderemos fazer algo para ajudar essas pessoas”, completa.

FONTE NOTÍCIAS HOJE