PORTO UNIÃO: INUNDAÇÕES ATINGE CENTENAS DE CASA E FAMÍLIAS CONTINUAM EM ABRIGOS DA PREFEITURA

PORTO UNIÃO: INUNDAÇÕES ATINGE CENTENAS DE CASA E FAMÍLIAS CONTINUAM EM ABRIGOS DA PREFEITURA

 

O município de Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina, está em alerta nesta quarta-feira (8) após o rio Iguaçu atingir 8,03 metros, segundo estimativa da companhia de energia elétrica do Paraná. A cidade faz divisa com o município de União da Vitória (PR), e é castigada pelas inundações que atingem a região desde o início de outubro.

 

Segundo a prefeitura de Porto União, o nível que o rio Iguaçu atingiu é três metros acima do nível de alerta. A cidade entra em estado de alerta quando o afluente atinge 5,5 metros. Após atingir os 8,03 metros, o rio começou a baixar, porém isso ocorre lentamente, de acordo com o município.

A dona de casa Angélica é uma das pessoas que está morando em um dos abrigos montados pela prefeitura de Porto União para receber os desabrigados. Ela está com a família abrigada em um ginásio há cerca de um mês, e perdeu tudo com as inundações.

“Perdi tudo. Geladeira, fogão, cama, pia, televisão. A única coisa que eu trouxe foi um tanquinho, sofá, forros de cama e algumas roupas”, contou Angélica, que está com a mãe, irmãos, filhos e marido no abrigo.

Inundações atingem 10% das casas da cidade

Situação parecida de Roseli, que está ansiosa para voltar para casa. “A gente sente saudade da casa da gente. A gente pretende voltar, limpar, colocar os móveis no lugar, pra morar de volta”, conta.

As duas mulheres moram no bairro Santa Rosa, que foi totalmente tomado pela enchente. No município, pelo menos 10% das casas foram tomadas pela água. A situação é pior do outro lado do rio Iguaçu, em União da Vitória (PR). Na cidade paranaense, cerca de 40% das casas foram atingidas.